BUSCA

domingo, 5 de abril de 2009

Ceaéro Linhas Aéreas Virtuais



A História da Ceaero começa muito antes de sua fundação em 1963. Começa na história de um pioneiro, o Cmdt. Arleno Bezerra (1923-1980). Filho do fazendeiro Waldemar Bezerra, de Juazeiro do Norte, sertão do Cariri, foi quem levou o primeiro avião para o interior do estado do Ceará. Foi em um pequeno Piper Cub adaptado que, em 1953, o Cmdt. Bezerra começou a voar, fazendo pulverizações, transportando medicamentos, pessoas e até animais pelo sertão, e criando os primeiros campos de pouso do interior do Ceará.

A empresa nasceria efetivamente em 1962, nove anos depois do primeiro vôo de Arleno Bezerra. Já com alguns aviões pequenos, o Cmdt. Bezerra viajou para Fortaleza para adquirir uma aeronave maior. Nesta época, o piloto americano Daniel Loche (1912-1993) estava se desfazendo de um dos DeHavilland DHC-3 Otter, que ele operava em sua empresa, a Companhia Solar de Cargas, com o qual realizava transportes cargueiros não-regulares pelo litoral do estado. Subitamente animado com a demanda de passageiros para os centros do interior, Dan Loche associou-se com o Cmdt. Bezerra, e juntos constituiram a Companhia de Aviação Cearense, que posteriormente passaria a se chamar Ceaero.

Os Otters da Ceaero fizeram história no estado durante mais de uma década, transportando carga e passageiros pelo interior e litoral do estado e ligando Fortaleza a capitais próximas, no nordeste.

A empresa chegou a possuir uma frota de 16 Otters, um avião seguro e de fácil manutenção. Mas durante as décadas de 70 e 80, depois do falecimento dos Cmdt. Loche e Bezerra, a empresa viveu uma grande crise. Tentou operar sem sucesso aviões de maior porte, como os Dart Herald e o Vickers Viscount. Teve de diminuir muito de tamanho, demitiu funcionários e esteve por várias vezes à beira da falência.

Em 1989, a empresa foi vendida por Waldemar Bezerra Neto, filho do Cmdt Bezerra para um grupo empresarial hoteleiro do Rio de Janeiro, que aproveitando a demanda do turismo no nordeste, resolveu investir na empresa, criando uma nova imagem de modernidade, mas mantendo a tradição do nome Ceaero. Um novo grafismo, uniu a marca tradicional da jangada e estrela com um padrão de cores que lembra um amanhecer e também as garrafinhas de areia colorida, artesanato típico do Ceará. Ao mesmo tempo, em um ousado projeto, os dois últimos Otters que restavam na empresa foram modernizados e estão operando em uma Ponte Litorânea, que liga várias cidades do litoral nordestino, em vôos panorâmicos e românticos.

Hoje a Ceaero possui uma equilibrada frota de aeronaves com a qual liga os mais importantes centros do Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil a um sem-número de cidades do interior. Seguindo o pioneirismo dos Cmdts. Bezerra e Loche, a Ceaero segue voando, rumo ao futuro, com o pensamento na qualidade e na eficiência de seus serviços, que sempre estiveram presentes na sua história.

A Ceaero Hoje

Desde sua criação em 1998, a Ceaero, hoje a maior VA (Virtual Airline) brasileira, é reconhecida pela qualidade de seus serviços e por ser uma das mais criativas e inovadoras VAs da rede. Conheça agora, um pouco desta grande Cia. Virtual.

O principal objetivo da Ceaero, desde o início, é o de simular uma companhia aérea real da forma mais próxima possível. Para isso, a Ceaero apresentou várias inovações que até o momento de seu nascimento, não existiam em nenhuma outra VA no mundo. Foi a primeira VA a construir uma história fictícia para si mesma. Foi a primeira a criar um vôo virtual, unindo imagens reais e virtuais, o "Vflight". E foi a primeira VA a ter sua própria revista de bordo virtual: a revista "NaRede!".

Acima: o balcão da Ceaero no aeroporto,
foto que faz parte do "Virtual Flight".

Hoje em dia, a Ceaero é uma grande holding de VAs, que integram toda a extensão do território brasileiro e oferece aos seus pilotos, os mais variados serviços. A Cia. principal, a Ceaero Pax, voa pelo Brasil (em linhas domésticas e regionais) e liga o país a todo o mundo, contando inclusive com uma extensa malha de conexões, em code-share com diversas empresas internacionais. A Ceaero voa desde pequenas aeronaves regionais, como os Cessna Caravan, até aeronaves comerciais modernas como os Boeings MD-11 e 737-700.


Acima: duas aeronaves regionais nas cores da Ceaero: o Cessna Caravan e o ERJ-135.

Outras cinco companhias fazem parte do grupo Ceaero: A Ceaero Cargo, uma Cia. cargueira que vôa pelo Brasil e para a America do Sul, América do Norte e Ásia; A CargoNorte, uma cia. regional de cargas e passageiros que integra, em vôos não-regulares, a imensa e inóspita região amazônica; A Sudeste, uma tradicional Cia. de passageiros, hoje modernizada, que opera na região sudeste e sul do Brasil e pela América do Sul; A Pampa, "feeder-line" que cobre em parceria com a Sudeste, o interior das regiões sul e centro-oeste brasileiras e opera vôos nos países do Mercosul; e por fim, a Litorânea, a primeira empresa de Táxi Aéreo virtual do Brasil e até hoje, uma das mais modernas e eficientes do mercado.

De cima para baixo, da esquerda para a direita: um antigo EMB-110 da CargoNorte,
um 737-700 da Sudeste, Um ATR42 da Pampa e o Hawker XP800 da Litorânea.
Além disso, a Ceaero possui uma moderna base de manutenção e treinamento para seus pilotos "Semob - ATC" e está sempre modernizando seus serviços, tanto em relação ao uso dos melhores AFXs, painéis, modelos de vôo e cenários disponíveis, produzidos por alguns dos melhores desenvolvedores de todo o mundo, quanto na qualidade e modernidade de sua página, pinturas e marcas.

As informações são atualizadas permanentemente trazendo sempre novidades, como concorrências e testes para mudanças de aeronaves, testes de cenários, translados de aeronaves, e a exclusiva revista NaRede! com notícias atualizadas. E tem mais: a Ceaero foi a primeira VA brasileira a criar sua própria lista de discussão para manter um contato freqüente com os seus pilotos.

Acima: fotos da SEMOB, a base da Ceaero.

Em constante desenvolvimento desde 1998, sempre apresentando novidades, a Ceaero pretende continuar. Sob administração de um staff competente e suporte de seus parceiros, a Ceaero mostra sua vitalidade e que pode continuar oferecendo seus bons serviços durante muito tempo para seus pilotos. Agora, com suas novas cores e marcas, a Ceaero reafirma que continuará sendo uma das grandes VAs do mundo, oferecendo qualidade e diversidade de serviços, e acima de tudo, criatividade, respeito e amizade aos seus pilotos de todo o mundo.

Visitem
http://www.ceaero.com.br/ace_hist.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário